quarta-feira, 20 de julho de 2011

Nutrindo seu bebê por nascer...Parte II

Nutrindo seu bebê e a si mesma pelo olfato...


O olfato está intimamente associado à memória e à emoção. Quais as sensações do cheirinho da grama molhada, da chuva de verão, do ar puro do campo, daquela comidinha preferida???
Alguns aromas podem evocar imagens, lembranças e emoções, influenciando sutilmente nossos estados de espírito, por este motivo podemos, conscientemente, utilizar este sentido para nutrir nosso organismo e consequentemente, nutrir o bebê que está por nascer.

Exercite este sentido: feche os olhos e veja se consegue perceber os diferentes aromas que a cercaram hoje. Quais trouxeram recordações agradáveis? Quais não foram positivas?

 Durante a gravidez é possível se utilizar de aromas para manter o equilíbrio interior e as sensações de bem estar. Fazer massagens no corpo com óleos essenciais, usar incensos durante a meditação ou na prática de yoga ou até mesmo na purificação do ambiente em que reside ou trabalha e  estar em contato com a natureza, captando o prana ( ar puro / energia vital) que nutre nossas células e nos fornece subsídios para viver são ótimas práticas e, de fato, fazem a diferença! Sem falar que regsitraremos ótimas recordações da gestação, é bem provável de depois de algum tempo consigam nos recordar desta fase da vida apenas com um bom aroma.

Algumas sugestões de óleos essenciais recomendados na gestação com efeitos especiais:
Dicas extraídas do livro Origens mágicas, vidas encantadas de Deepak Chopra

Calmantes e que nos centram na Terra

Camomila - Equilibra digestão
Gerânio - Anima o estado Emocional
Lavanda - Alivia a dor
Baunilha - Ajuda a induzir o sono

Reconfortantes e Refrescantes

Jasmin - Anima o humor, anti-inflamatório
Flor de laranjeira- Equilibra a digestão, refrescante
Patchouli - Dá base e centra, hidrata e revigora a pele
Tangerina - Calmante, tranquiliza o sistema nervoso

Utilize estas essências como aromatizadores de ambiente, em óleos para massagem, em banhos e, até mesmo, no trabalho de parto... você comprovará seus efeitos no corpo e na mente! Depois venha nos contar!

Namastê!

Nenhum comentário:

Postar um comentário