domingo, 9 de dezembro de 2012

Gestante de primeira viagem...o que é importante saber?

Descobriu que está grávida e, agora, por onde começar? 


Algumas coisas são imprescindíveis para ter uma chance maior de uma gravidez, parto e pós-parto realizadores, vejamos algumas dicas:

1) Deixe claro para você mesma se tem o desejo de vivenciar o parto normal, se sim, procure uma doula que possa te orientar quanto aos médicos que, realmente, possuem a prática deste atendimento. Em São Paulo temos em torno de 10 profissionais capacitados, o restante só aumenta dia a dia o índice de cesáreas no Brasil, estamos em torno de 85%, em segundo lugar no ranking mundial, muito distante do que a Organização Mundial da Saúde recomenda (15%).  Esse passo já é metade do caminho, pois permite vivenciar a gestação de uma forma mais tranquila.

2) Não compartilhe com familiares e amigos a data provável do parto, apenas 6% dos bebês nascem nesta data e isso gera muita pressão para o casal no final da gravidez

3) Procure por um acompanhamento de uma doula durante a gestação e também participem de encontros com outros casais grávidos para se aprofundarem mais sobre os aspectos fisiológicos e culturais do parto, uma forma de tirar dúvidas, afastar os medos e ter bastante embasamento para adquirir confiança sobre essa experiência.

4) Antes de sair comprando um monte de coisas do enxoval conversem com outras mães que já passaram pela experiência, vejam todas as possibilidades e compre apenas o básico. É muito comum comprarmos acessórios desnecessários e até mesmo inúteis.

5) Respeite o ritmo do próprio corpo e procure alguma atividade física que ajude a lidar com tantas mudanças corporais e também ajude a se conectar com o bebê e se preparar para o parto, yoga é uma excelente opção! (Não falo isso só porque sou professora, mas é porque, realmente, acredito!)

6) Envolva o marido nas conversas, nas decisões e na construção desta experiência.

7) Assista bons filmes e relatos de parto e também leia alguns livros. (No meu blog tem uma relação bem bacana )

8) Procure se preparar para o pós-parto também, como amamentação e cuidados com o bebê.

Essas são algumas dicas que me vieram à cabeça neste momento e assim que lembrar de mais alguma coisa venho compartilhar!

Abraço e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário