domingo, 2 de outubro de 2011

Às vésperas do grande momento

Pensando em algo para escrever me veio à mente as mulheres transformadas pela gestação com suas barrigas de 9 meses esperando a chegada do grande momento...os nascimentos! O primeiro encontro com o serzinho que ainda está dentro de si, além  do nascimento de sua própria maternidade. Um dia após o outro, uma lua após a outra e a certeza de que não restam muitos mais dias, pelo menos, bem menos do que todo o tempo já vivido... essa é a única certeza que se pode ter!
Ah! Como é incerta esta espera, e ao mesmo tempo, divina, pois nos força a nos conectarmos com nossa natureza mais primitiva, nossos ritmos interiores, até então suprimidos,  e aceitar que só nos resta a espera e a aceitação de que em breve o grande momento chegará!
Desejo que quando o mesmo chegar não se esqueçam do quanto o desejaram e possam agradecer e vivenciar cada momento desta experiência! Aceitando e se entregando a cada sensação.

Algumas dicas para lidar com a ansiedade:

** Faça de cada dia um ritual de aproximação, procure perceber suas sensações e respeitar seus ritmos internos, procure fazer tudo em um ritmo mais devagar, sentindo e estando presente em cada acontecimento;

** Antes de se levantar da cama procure se perceber, perceber em que lado o bebê está, como você está se sentindo, como passou à noite e espreguice bem, alongue o corpo, dê espacinho para o bebê e agradeça por tudo! Sorria e levante com alegria, pois este pode ser o GRANDE DIA!

 ** Assim que levantar vá até a janela para saber como está a manhã e vá relatando ao seu bebezinho: diga-lhe como está o clima, se está sol, calor, frio, chovendo, se tem arco-íris, qual a estação do ano..

** Tome sempre um café da manhã especial, monte uma mesa bem bonita com alimentos sutis e gostosos;

** Procure fazer coisas que dê prazer, digo sempre para que vivam O AMOR, que pode ser de várias formas (dormindo até mais tarde, tomando um banho especial, fazendo uma caminhada, de preferência, em áreas arborizadas, encontrando amigos, namorando as coisinhas do bebê, namorando o companheiro, comprando flores para a casa, lendo um livro bonito, assistindo um filme, ouvindo músicas, enfim, é tanta coisa boa que só mesmo na gestação podemos nos dar o direito de fazer todas elas!

** Alimentar-se bem e tomar bastante líquido,uma forma de sentir que está se cuidando;

** Procure se massagear, compre um óleo vegetal e massageie todo o corpo, até mesmo, a região genital, uma forma de se perceber e também do bebê se sentir tocado, promovendo uma  conexão consigo própria, estar íntima de si mesma!

** Escreva, diariamente, para o bebê, contando dos seus sentimentos, suas sensações, seus pensamentos, seus segredos, suas alegrias e seus medos;

** Reserve uns minutinhos do dia para meditar, deixar a mente tranquila e visualizar o parto e o pós-parto;

** Procure exercitar o corpo com caminhada, yoga, dança, enfim,  exercite-se para se sentir conectada e confiante de sua natureza física e mental;

Enfim, poderia ficar aqui escrevendo horas sobre experiências gostosas para serem vividas nesta espera, mas acredito que cada mulher pode encontrar este seu caminho, então, procure silenciar a mente, tranquilizar o coração e deixar que surjam estes desejos instintivos que tanto seu corpo, quanto o do bebê, estão pedindo!

Desejo que vivam momentos de muito amor e alegria, pois são essas sensações que trarão os bebezinhos aos seus braços, afinal, Felicidade produz Ocitocina, que, por sua vez, estimula as sensações para o início do trabalho de parto!

bjinhos!

                                         Euzinha, com nove meses e últimos dias???
                                                                                    Arquivo pessoal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário