sexta-feira, 1 de abril de 2011

Parto sem dor - Parte I



Vivenciar a experiência do parto natural sem dores é possível desde que mudemos algumas concepções sobre essa experiência e também mudemos alguns hábitos mentais no nosso dia a dia...vivenciei tal experiência e gostaria de ajudar outras mulheres a vivenciarem em seus partos, por este motivo, começarei a divulgar informações para que todas as gestantes possam se preparar. 

" A preparação psicoprofilática é uma higiene do corpo e da mente, uma profilaxia da dor, um meio de melhorar as condições do parto. Isto significa que a supressão da dor é acompanhada, necessariamente, de uma melhora no decorrer do parto, não apenas sugestiva, mas real." (Constantini, Domingo)

Preparação Psico-profilática, o que é isso?

Tal preparação permite suprimir o caráter doloroso das contrações, entretanto, não se trata de "não sentir nada", ao contrário, a mulher preparada para o parto sentirá tudo, do princípio ao fim, mas de forma indolor. O objetivo desta preparação é dar confiança à mãe, informando-a sobre como se dá a experiência do parto, como seu corpo funcionará neste momento e, principalmente, como seu corpo está preparado para tal experiência. A gestante passará, então,  a ter consciência de achar em si todos os recursos para dar à luz da melhor forma possível, sem sofrimentos inúteis e sem medo. 

"É importante ressaltar que a dor é, em sua maioria, sugestão. A dor não está ligada fatalmente ao parto como um fenômenos fisiológico. É sugerida. Ao se dizer à parturiente: "Suas dores estão mais frequentes?" ou "Quando sentir as dores, pode ir para o hospital", ela fica tão sugestionada que se sente realmente com dor. O parto é um trabalho muito complexo no qual a atividade social exerce uma grande influência, geralmente, de ação negativa.

O que se deve aprender na educação para o parto sem medo e sem dor?

1 - Preparar a mente da gestante com informações sobre sua experiência de gestação, sobre como a mesma se deu, onde se situa, ou seja, através do auto-conhecimento, do conhecimento sobre as transformações do seu próprio corpo e também sobre as transformações pelas quais o bebê está passando.

2 - Noções sobre anatomia e fisiologia - é preciso saber sobre o funcionamento dos órgãos envolvidos nesta experiência de gerar e parir, como o útero, o órgão genital, o assoalho pélvico, o cérebro, enfim, ter conhecimento de como eles trabalham, as substâncias que liberam (os hormônios) e, principalmente, as condições necessárias para que consigam cumprir suas tarefas perfeitamente.

3 - Eliminar o medo - deve-se ignorar os conselhos e idéias negativas sobre parto e ser acompanhado por uma equipe que traga muita confiança, seja competente e amiga.

4 - Aprender técnicas respiratórias e de vocalização para utilizar durante o trabalho de parto e no parto.

5 - Conhecimento sobre as fases do trabalho de parto (pródromos, fase latente, fase ativa e fase de transição)

6 - Aprender a relaxar

7 - Conhecimentos gerais relativos ao parto, cujo objetivo é afastar o medo.

Abordarei em outras postagens cada tópico desta preparação e sintam-se à vontade para fazerem perguntas!

Até breve!

Nenhum comentário:

Postar um comentário