domingo, 23 de janeiro de 2011

No que o Yoga pode contribuir na gestação? Parte II

Mais reflexões...

"2.9 Mesmo para uma pessoa culta, a obstinação, movida por sentimentos pessoais, é profundamente enraizada. (Yoga Sutra de Patanjali)


Explicações: O desejo de querer que as coisas aconteçam do nosso jeito é algo profundamente enraizado, mesmo nas pessoas mais bem educadas. A razão disso é que a obstinação é movida por gosto (desejo, sentimento, etc.) pessoal. Isso ocorre do fato que o oposto do yoga é querer agir como controlador. Assim, a prática de yoga é, em última análise, o processo de entender que não somos controladores e nem precisamos ser. A verdadeira libertação do sofrimento e ansiedade é atingida quando se abandona completamente tal conceito ilusório".
Yoga Sutra de Patanjali - Dauster, Gustavo - Editora Paraíso dos Pândavas.

Vivenciar a experiência de gerar uma nova vida é uma oportunidade para se conscientizar de que não podemos controlar os efeitos de nossas escolhas e que o pleno desenvolvimento do novo serzinho depende exclusivamente de sua própria natureza. Desenvolver esta consciência promove o sentimento de despreendimento dos resultados, o que, inevitavelmente, auxiliará na aceitação da própria experiência de parto, seja qual for, e também na aceitação de nossas imperfeições como mãe e nas imperfeições de nossos filhos.

Namastê.

Nenhum comentário:

Postar um comentário